sexta-feira, 12 de abril de 2013

Esforço próprio x a Graça de Deus


Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3:21-24


Antes de qualquer coisa, precisamos entender todo o contexto da existência espiritual do homem. Pois só assim podemos entender o plano de Deus, a sua justiça e o mistério revelado em Cristo Jesus.


"A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,
E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo"
Efésios 3:8-9



Esforço próprio x Graça de Deus

Nos dias atuais, o mundo está corrido, as coisas estão perdendo seu valor muito rápido, e por isso, nos esforçamos para sempre estar atualizado, as pessoas acabam trabalhando 10, 12, e até 14 horas por dia para conquistarem seus sonhos, porém, vemos cada vez mais pessoas  infelizes com problemas de todos os tipos, por consequência desse estilo de vida imposta pelo mundo

Um estudo feito revelou que quando estamos sobrecarregados, nosso cérebro entra num modo automático, é uma defesa para que as coisas não piorem e acabamos fazendo as coisas sem atenção nenhuma, simplesmente no automático.


Mas, Deus diz:

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. 
Salmos 127:2


Deus diz que é inútil esse esforço todo que fazemos, começamos a agir pela nossa cabeça, se o seu foco não estiver em Jesus, estamos apenas perdendo nosso tempo, pois a sabedoria desse mundo, não tem o poder de nos transportar para o reino do filho do seu amor, pois se pudesse, o mundo não estaria do jeito que está.

Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 
1 Coríntios 1:21

É impossível viver uma vida com Deus se não entendermos o motivo da obra que foi feita a nossa favor, precisamos entender o que significa para Deus ser justiça e as consequências para nossa vida.

Jesus nos deu redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual Ele é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 
Colossenses 1:14-17

A liberdade que temos em Cristo é tamanha  que quando nos é revelado por Deus essa graça   chegamos a ficar até espantados, a paz de Deus nos preenche, seu amor nos guia e entramos no seu descanso.

Compreendendo a morte espiritual do homem:

"E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás
Gênesis 2:15-17

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. 
Gênesis 3:1-7

A história em diante vocês já conhecem, Adão e Eva pecaram porque desobedeceram a Deus, e logo, morreram, não morreram na mesma hora, mas passarão a ter idade limitada de vida, e por que? Eles morreram espiritualmente, a partir dai não tinham mais acesso a fonte que era Deus que os mantinham vivos para a eternidade.

Precisamos entender que Deus quando criou o homem Ele disse " Façamos o homem a nossa imagem e semelhança, conforme a nossa semelhança. Deus é Espírito, ou seja primeiro Deus criou o homem um ser espiritual, e somente depois o revestiu de carne.

Mas quando veio o pecado, o espírito do homem ficou amortecido e por isso toda consciência da realidade espiritual onde Deus está ficou distante, o homem passou a viver guiado de modo natural, pelas coisas que ele via e pelos seus próprios desejos carnais.

Desde de então, nada que o homem fizesse restauraria sua condição original de filho de Deus, pois o homem estava condenado, como poderia pagar pela sua pena? Sacrifícios oferecidos pela lei? Como diz em Hebreus, se o sacrifício restaurasse o homem novamente, não seria necessário que os mesmos sacrifícios se repetissem todos os anos.

Mas veio Jesus Cristo e fez algo...


Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação e morte de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. 
Romanos 5:18-19

Jesus é o homem perfeito, criado sem pecados, pois ele não tinha a semente de Adão, e só assim ele poderia derramar sua vida carregando o pesado fardo de condenação que havia sobre nós, Jesus na cruz do calvário derramou a sua vida e morreu espiritualmente, dessa forma, nos foi dada a chance de receber a sua vida (substituição) mediante a fé, para que Deus nos restaurasse novamente e nos chama-se de FILHOS.

2 Coríntios 5.21 “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”

Essa justiça está disponível a todos os homens, e todos que crerem nessa obra receberão a vida que Deus prometeu em sua palavra. 

Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. 
Romanos 5:17-18

E ainda...

(I João 5.4)" ...Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”
.
É a fé em Jesus Cristo que nos dá vitória, e que vitória? A vitória da Cruz, pois em Cristo não temos apenas redenção, mas voltamos a origem com Adão e Eva antes do pecado, estamos unidos de novo com o Pai, somos um com o Pai.

Nós só alcançamos essa vida pela fé, porque essa obra foi concluída no mundo espiritual e  não está visível aos nossos olhos humanos, e depois, porque não fizemos nada por merece-la foi nos dado de de graça.

Estamos novamente unidos com o Pai, eles nos comprou, amou, justificou, perdoou, vivificou nos reaproximando novamente Dele e nos deu novamente a vida eterna.

Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; 
Romanos 6:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário