quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Abraão: Chamado de amigo de Deus

Isaías 41:8 Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de 
Abraão, meu amigo.

Penso que seria maravilhoso se descobríssemos o que Abraão fez para ser assim tão íntimo ao ponto de Deus o chamar de seu amigo. O fato é que o tipo de vida que Abraão viveu foi algo tão memorável que os apóstolos e o próprio Senhor Jesus ensinou que devíamos seguir. O apóstolo Paulo chegou a dizer que os seus descendentes seriam os herdeiros do mundo. (Romanos 4:13)


Entendendo alguns pontos importantes: No livro de Gênesis, conta que Abraão teve dois filhos, Isaque nascido mediante a promessa e Ismael nascido pelo esforço de Abraão em querer assegurar sua descendência. O apóstolo Paulo diz que esses dois filhos nascidos de duas mulheres diferentes são dois exemplos,  um tipifica a aliança da graça e o outro a aliança da lei. Toda vez que ouvimos falar da lei pensamos nos mandamentos que Deus deu a Moisés, de fato os 10 mandamentos ou todos os 613 mandamentos descritos nos cinco primeiros livros da bíblia (Torá) fazem parte da lei, mas no caso de Abraão o apóstolo Paulo diz:

Gálatas 4:22-24 Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e outro da livre. Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa. Estas coisas são alegóricas; porque estas mulheres são duas alianças.

Uma das vezes que Deus conversa com Abraão, Deus lhe promete um filho (Isaque), esse filho seria o herdeiro de tudo (Gênesis 15:4). Então, dez anos se passam e Sara vira para Abraão e diz: Gênesis 16:2-4 Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela. Abrão atendeu à proposta de Sarai. Quando isso aconteceu já fazia dez anos que Abrão, seu marido, vivia em Canaã. Foi nessa ocasião que Sarai, sua mulher, entregou sua serva egípcia Hagar a Abrão. Ele possuiu Hagar sua escrava egípcia, e ela engravidou.

Vamos entender o que o Espírito Santo nos diz, na incredulidade Abraão e Sara resolvem tentar fazer aquilo que Deus já tinha dito que faria. Então, Hagar a escrava egípcia engravida de Abraão e Ismael nasce. Todo esse contexto que fala do esforço humano tipifica a aliança da lei. Repare que a história não fala em observância de mandamentos, mas em tentar fazer por sua capacidade aquilo que Deus tinha prometido, fala do esforço próprio em oposição à promessa de Deus que é recebida pela fé. As consequências disso são as que Paulo fala em Gálatas 4:29-31 Naquele tempo, o filho nascido de modo natural perseguia o filho nascido segundo o Espírito. O mesmo acontece agora. Mas o que diz a Escritura? "Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre". Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.

O filho da lei precisa ir embora, as alianças não podem ser misturadas. Jesus também exemplifica isso da seguinte maneira Lucas 5:36-38 Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha. E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos e ambos se conservam.

 Em Isaque a aliança da Graça é tipificada e fala da Deus fazendo aquilo que Abraão e Sara não podiam mais fazer, essa é uma das razões que Deus demora em cumprir o que tinha prometido, Ele esperou que Abraão e Sara não pudessem mais ter filhos de forma natural, nesse exemplo, vemos que quando Deus promete não há impossibilidades. Hoje, pelo que Jesus fez, temos acesso a essa vida, pela fé podemos receber gratuitamente todas as bênçãos de Deus, vejamos:

Romanos 4:13-14;16 Deus prometeu a Abraão e aos seus descendentes que o mundo ia pertencer a eles. Essa promessa foi feita não porque Abraão tinha obedecido à lei, mas porque ele havia crido em Deus e havia sido aceito por ele. Pois, se aqueles que obedecem à lei vão receber o que Deus prometeu, então a fé é inútil, e a promessa de Deus não tem valor. (16) Portanto, a promessa de Deus depende da fé, a fim de que a promessa seja garantida como presente de Deus a todos os descendentes de Abraão.


E depois que Isaque nasce, o que Deus fala sobre Ismael o filho do esforço? Vejamos em: Gênesis 22:2 Acrescentou Deus: Toma teu filho, TEU ÚNICO FILHO, ISAQUE, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Pera ai, não eram dois filhos? Eram mas depois que a fé nasce e a promessa é gerada Deus não considera mais Ismael como filho de Abraão, “As coisas antigas se passam, e tudo se faz novo” 2 Coríntios 5:17b. E o que esse exemplo fala para nós? Jesus é a promessa de Deus concretizada, isso quer dizer que não importa mais as coisas de erradas que você tenha feito nos momentos de incredulidade, pela fé em Jesus Deus apaga o seu passado e começa criar coisas novas, é o que o Espírito Santo está fazendo em sua vida, Ele fará tudo novo até que fiquem somente as coisas boas que Jesus conquistou para você. Note que no contexto de Abraão, era como se ele nunca tivesse errado, Deus apagou seu passado, seu nome não era mais Abrão e sim Abraão o pai de muitas nações.


Nenhum detalhe é por acaso na palavra de Deus, em Cristo temos inúmeras bênçãos dadas por Deus e Ele só pede isso, que você acredite Nele e abra o seu coração para receber como um presente, uma dádiva, sem esforço, tudo isso porque Deus te ama muito. Por isso, convido você a buscar na bíblia as expressões "em Cristo ou por meio de Cristo" estudando cuidadosamente essas passagens e assim tomando conhecimento de tudo que Jesus conquistou por nós, fala de uma herança que temos direito. Colossenses 2:2-3 Eu oro para que.." vocês tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos."

Que Deus abençoe sua vida e que esse estudo seja o ponto de partida para que você de hoje em diante, busque conhecer tudo que Jesus conquistou por nós.
E essa é a vontade de Deus que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:4.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário