segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A fé de Abrãao

Romanos 4:18
Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

Hoje trago o quarto estudo sobre a vida de Abraão e o foco é como Abraão tinha tanta fé e nela se fortalecia.
......
Em Genesis é descrito pelo menos 7 vezes que Deus aparece a Abraão e conversa com ele, a primeira vez que Deus entra em cena, Ele pede para Abraão sair da terra de sua parentela e ir para um lugar que lhe mostraria, depois disso lhe transmite as seguintes palavras:

Genesis 12:2-4
De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Então o que Abraão fez? Não somente nesta vez mas em todas as 7 aparições de Deus, a bíblia descreve o seguinte:

Genesis 15:6
Abraão creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.

Gosto de pensar no contexto da vida de Abraão, ele viveu num período que muito pouco se sabia sobre Deus, a verdade é que na época não existiam ritos religiosos, nem mesmo a bíblia, a lei seria dada somente 430 anos mais tarde, também não existiam igrejas, sacerdotes, regras ou preceitos religiosos.

Então, onde Abrão colocava sua fé? A resposta é: Deus e em sua palavra. Repare agora algo importante: Não existia nada, ou ninguém que dissesse a Abraão que ele não era qualificado para receber aquilo que Deus tinha prometido.

Abraão tinha falhas? Claro que sim. Por duas vezes ele mente dizendo que Sara era apenas sua irmã, ele tinha medo que os reis o matassem por causa da beleza de Sara.

Abraão depois de 10 anos esperando o filho da promessa, pela ideia de Sara resolve ter relações com a escrava egípcia, e essa lhe da um filho.

Você já notou que Deus nunca levou em conta os erros de Abraão? A verdade é que Deus fez uma aliança de pura graça com Abraão, todas as promessas e bênçãos dadas por Deus tinham fundamento simplesmente no caráter de Deus, e Deus esperava somente uma coisa de Abraão, o que?

Fé, e apenas isso...

Em Hebreus 11:1 diz que a fé é a certeza, é o firme fundamento...
Na versão da bíblia a Mensagem, temos também essa definição:
"O fato essencial da existência é que esta confiança em Deus, esta fé o alicerce sólido que sustenta qualquer coisa que faça a vida digna de ser vivida. É pela fé que lidamos com o que não podemos ver." Hb11:1

O apóstolo Paulo também nos fala sobre o tipo de fé de Abraão em Romanos 4:1-5 NTLH
Então o que é que podemos dizer de Abraão, o antepassado de nossa raça? O que foi que ele conseguiu? Se foi por causa das coisas que ele fez que Deus o aceitou, então ele teria motivo para se orgulhar, mas não para se orgulhar diante de Deus. Pois o que é que as Escrituras Sagradas dizem? Elas dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou. ”
O salário que o trabalhador recebe não é um presente, mas é o pagamento a que ele tem direito por causa do trabalho que fez. Porém a pessoa que não põe a sua esperança nas coisas que faz, mas simplesmente crê em Deus, é a fé dessa pessoa que faz com que ela seja aceita por Deus, o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente.



Aleluia!!

Na consciência de Abraão só havia espaço para as palavras que Deus havia lhe transmitido,  ele conservava a certeza que Deus não podia falhar...

E se sua fé quisesse esmorecer? Sobre isso o apóstolo Paulo nos diz:

Romanos 4:20-21
Abraão não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortalecia dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.

Hoje nos estamos na Aliança da Graça, aliança ainda superior a de Abraão, pois no caso de Abraão Deus apenas não levou em conta seus erros, mas agora  na cruz, Jesus  já pagou por completo toda nossa dívida, por isso, já não há mais condenação, nós estamos nele. "Ele é a nossa paz."

Para finalizar o apóstolo Paulo complementa sobre o tipo de vida que Abraão viveu.
Romanos 4:17-18 A Mensagem
Chamamos Abraão de pai não porque Deus lhe tenha dado atenção por ter vivido como santo, mas porque Deus agiu em Abraão quando ele não era ninguém. Não é o que lemos nas Escrituras, que Deus diz a Abraão: “Farei de você pai de muitos povos”? 
Abraão foi primeiro chamado de pai e depois se tornou pai porque ousou acreditar que Deus faria o que somente Deus poderia fazer: levantar os mortos para a vida e com uma palavra trazer algo à existência, a partir do nada. Não havia esperança, mas Abraão creu, decidido a viver não com base no que sabia que era incapaz de fazer, mas no que Deus disse que ele faria. Assim, foi feito pai de uma multidão de povos. O próprio Deus declarou: “Você terá uma grande família, Abraão!”.

Nos somos descendentes de Abraão porque assim como ele nos usamos a crer.
E assim como Abraão, que esse seja o foco da nossa fé Jesus a palavra viva e nada mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário