quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

ABRAÃO VIU O DIA DE JESUS

João 8:56 Jesus disse: Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se.

Jesus disse que Abraão viu o seu dia, repare que o verbo "viu" indica uma ação que ocorreu no passado, quando Abraão ainda estaria vivo. Abraão viveu num período cerca de 2000 anos antes de Jesus, então é óbvio que há uma impossibilidade ai, porém, sabemos que as escrituras não podem falhar, então, quando que Abraão viu o dia de Jesus? Vamos entender alguns fatos:

Em Gênesis 15 Deus promete a Abraão um herdeiro, isso aconteceu quando Abraão tinha 75 anos, vejamos: Abraão diz: Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdei­ro! Então o Senhor deu-lhe a seguinte res­posta: Seu herdei­ro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro. Gênesis 15:3-4.

Abraão teve que esperar 25 anos para a promessa se cumprisse e com 100 de idade Isaque é gerado. O nome Isaque significa riso, pois Sara quando ouviu que seria mãe aos 90 anos riu em seu íntimo. Deus esperou que os dois não pudessem mais ter filhos, para cumprir a promessa e assim fosse comprovado que não há nada impossível para Deus.

Deus ainda faz uma segunda promessa a Abraão, o de ser pai de muitas nações, e agora que Isaque já tinha nascido, tudo estava se encaminhando. Porém, algo acontece, Deus resolve por Abraão a prova. Gênesis 22:2 Deus diz a Abraão: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.

E o que Abraão fez? Sem pensar duas vezes ele obedece: Gênesis 22:3 Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.
Três dias a pé é a distância de Berseba onde estava Abraão até Moriá, você consegue imaginar silêncio da viagem e qual seria o pensamento de Abraão? Deus pedindo o filho da promessa? Gênesis 22:4-5 Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.
Creio que Abraão não estava tentando amenizar as coisas, ele disse claramente "voltaremos" nessa resposta mostrou que mesmo sem saber o que aconteceria, tinha certeza que voltaria junto com seu filho, seguiram viagem e o diálogo acontece: Gênesis 22:7-8 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.

Mas como Abraão ainda podia ter fé?  Hoje o Espírito Santo nos permite saber o que estava eu seu coração: Hebreus 11:17-19 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: De Isaque que eu chamarei a tua descendência. Porqueconsiderou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.

Abraão realmente iria sacrificar o seu filho, pois cria que Deus era poderoso para ressuscitá-lo, ele sabia em seu coração que de Isaque viria sua descendência, a promessa de ser Pai de muitas nações! Promessa que se cumpriria em Cristo, que veio da genealogia física de Abraão em Isaque. Agora podemos entender porque Abrão disse que Deus iria prover o cordeiro para o sacrifício. Abraão falou profeticamente, mesmo sem ter ideia disso.

Gênesis 22:9-13 Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.
Mas pera aí, Deus mandou um carneiro e não um cordeiro? Não deveria ser um cordeiro? Não mesmo! Deus tinha pedido no inicio o sacrifício de Isaque, ele seria o Cordeiro, ali Isaque como FILHO ÚNICO de Abraão tipificava quem? Ele mesmo JESUS CRISTO, esse é o motivo que não poderia ter aparecido à figura de um cordeiro naquele cenário, a hora ainda não tinha chegado e o cordeiro não podia ser sido sacrificado, por isso Isaque foi poupado, mas cerca de dois mil anos depois daquele dia, na cruz não houve substituição, o Filho teve que morrer, como um cordeiro mudo que vai ao matadouro (Isaías 53:7), Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29) Isso nos deu garantia da salvação, Aleluia! Deus proveu o cordeiro para o sacrifício.

Esse é o plano de Deus para salvar a humanidade, não foi por acaso: Apocalipse 13:8b “(...) O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Abraão muito se alegrou porque viu “O DIA DE JESUS” o dia que Deus proveria o sacrifício: João 8:56 Jesus disse: Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se. 


37 comentários:

  1. Como está escrito,em João 1:1No princípio era o VERBO é o VERBO estava com DEUS é o VERBO era DEUS.Bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Acho louvável toda e qualquer tentativa de explicar esse versículo, mas nem tudo edifica. São 24 anciãos, 12 do antigo testamente e 12 do novo testamento. Abraão é um dos 12 do antigo, e com isso ele viu literalmente. Grande abraço. Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde tem na biblia que Abraão é um dos anciões?

      Excluir
    2. leia as regras, é proibido usar ervas não medicinais antes de postar sua opinião

      Excluir
  3. Acho louvável toda e qualquer tentativa de explicar esse versículo, mas nem tudo edifica. São 24 anciãos, 12 do antigo testamente e 12 do novo testamento. Abraão é um dos 12 do antigo, e com isso ele viu literalmente. Grande abraço. Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 12 do antigo testamento são os doze filhos de Jacó,

      Excluir
  4. Entendo que quando Jesus fala que Abraão viu o dia dele e alegrou-se acredito que três dias de viagens significava três dias de morte de Jesus Isaque simbolizava Jesus e Abraão Jeová dos exércitos que por amor a humanidade iria dar seu próprio filho unigênito para morrer por todos nós pecadores. Assim entendo que jesus estivesse falando de algo que Abraão vivenciou de forma metaforicamente o que viria após 2000. Assim foi a interpretação que o espirito me revelou.Amem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk, é óbvio que Abraão literalmente viu o dia que o senhor viria, porque logo os sacerdotes diz a ele que ele não tinha nem 30 anos e diz isso, e basicamente ele responde que antes de Abraão ele já existia então para ele responder assim, isso foi literal mesmo. Tem nada de Isaque ser Jesus não kkkk

      Excluir
  5. Jesus rei dos reis glória ao eterno

    ResponderExcluir
  6. Acho
    louvável tentar explicar que Abraão viu jesus literalmente, mas nem tudo edifica...

    ResponderExcluir
  7. Ver o dia, Contemplou e compreendeu a grandeza do acontecimento, a maravilhosa promessa aos homens.

    ResponderExcluir
  8. Abraão viu oque Deus sentiu em ver seu unigênito filho indo ao sacrifício,porem Isaque não foi sacrifício vivo, porem Jesus o Cristo foi o sacrifício de DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo!! Temos que entender e ser crentes!! Se a Bíblia o próprio Jesus está dizendo que Abraão viu e se alegrou eu não tenho que contestar!! Somente crê , ok

      Excluir
  9. Nossa! Tremendo! Senti a presença de Deus aqui! Até chorei na presenca Dele.

    Deus te abençoe por esta explicação!!!

    ResponderExcluir
  10. Pessoal salientamos que cordeiro e carneiro são iguais, a diferença tipologicamente, Deus pedia cordeiro para sacrifício porque ele é descem nascido, limpo se tratando de um Carneiro já e um animal mais velho oque tipologicamente teria manchas sujeitas. Por isso Jesus é citado como cordeiro pq ele não tinha manhã, nem culpa, era limpo e santo. ❤️❤️ Gratidão por este estudo aqui. Obrigado ADM Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  11. abrao viu jesus e ponto final. só aceitar.

    ResponderExcluir
  12. Gato mia, cachorro late e crente crê!!! só isso blz!!!

    ResponderExcluir
  13. Como vários grandes personagens bíblicos como Moisés, Elias, Paulo entre outros, tiveram experiências únicas com o senhor, acredito que Abraão viu sim ao grande dia da glória de Jesus Cristo. Portanto, nem tudo que se passou na história, estão relatados na bíblia. Veja o que os apóstolos dizem sobre Jesus, que não caberia em todos os livros deste mundo as coisas que Jesus fez nessa terra. Portanto, creio que Abraão pediu sim a Deus que pudesse ver o grande dia da glória e ele o abençoou com este grande presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei o mesmo, que até mesmo o próprio Deus possa ter falado a Abraão sobre o seu Filho, e que Ele iria vim…

      Excluir
    2. É muito simples, se Abraão está na glória, com todos os Santos, é certo que ele viu e alegrou-se

      Excluir
  14. Abraão viu Jesus tipificado em Melquizedeque Rei de Salem , e lhe deu o dízimo dos despejos

    ResponderExcluir
  15. Abrão se alegrou porque o isaque não tiraria o pecado do mundo mais o unigênito do pai tiraria o pecado

    ResponderExcluir
  16. Porque o sacrifício era para expiação dos pecado amém

    ResponderExcluir
  17. Creio que Abraão viu o dia do Senhor, pq ele morreu e foi para o céu e Jesus já era filho de Deus, e estava no céu, e Abraão o viu. E viu que Jesus iria vim ao mundo com o plano da salvação pra todos q nEle cressem e o aceitarem como UNICOOOO Salvador tivessem a vida eterna junto com Ele e Deus. Antes de Jesus bom, acredito q Abraão estava num lugar q chamavam veio d Abraão e Jesus quando ressuscitou levou todos os salvos logo para o paraíso o céu!

    ResponderExcluir
  18. Eu acredito no que Jesus falou. As dúvidas vou perguntar ao próprio quando o encontrar.

    ResponderExcluir
  19. Abraão viu os dias não foi só um foram os dias de milagres da morte ressurreição... Não sabemos.
    Sabemos que ele viu e se alegrou disse JESUS e ponto final.
    Outra história para explicar essa fato é só uma história.
    Pois a verdade está em JESUS.
    Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  20. É imprescindível recordar que Jesus, em grande parte, se expressava mediante parábolas e metáforas. Sustento a convicção de que, caso Abraão houvesse testemunhado o "dia de Jesus" de maneira literal, dada a imensa importância desse evento, ele teria sido minuciosamente registrado nas páginas sagradas da Bíblia. Da mesma forma, quando Jesus proclama que Abraão vislumbrou o dia do Senhor e regozijou-se, entendo que suas palavras não aludem ao sentido literal. Por conseguinte, nutro profunda estima por essa interpretação bíblica e harmonizo-me com seus princípios fundamentais.

    ResponderExcluir