sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A eterna oferta de Cristo

"Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas." Hebreus 10.10

Para entendermos esse versículo, precisamos entender como funcionavam as ofertas na antiga aliança, existiam pelo menos 5 ofertas, que eram chamadas de as ofertas santíssimas descritas no livro de levítico, e eram elas:

1 - A Oferta do Holocausto
2 - A Oferta de Manjares
3 - As Ofertas Pacíficas
4 - A Oferta do Pecado
5 - A Oferta pela Culpa


Todas elas apontavam para a única oferta, o sacrifício definitivo de Jesus na cruz. Vejamos abaixo:



1 - A Oferta do Holocausto
Correspondia a toda carne queimada no altar do holocausto onde o aroma do sacrifício deveria subir constantemente a Deus. (algo a ser sempre lembrado pelo povo e Deus). O animal escolhido para o sacrifício precisava ser sem defeitos, mas por quê?  Porque antes do sacrifício, havia um rito onde o sacerdote deveria colocar  suas mãos sobre a cabeça do animal, na consciência que neste animal seria imputado o seu pecado e o pecado do povo, ai então, diante de Deus a inocência (pureza) do animal seria transferida para o povo, em sinal de uma substituição. (Levítico1:2-9)

Consegue perceber? A oferta do Holocausto simbolizava a justiça de Cristo que hoje é imputada por Deus em nós porque cremos em seu Filho, "Na cruz Jesus que não conheceu o pecado, se tornou pecado por nós, para que Nele nós fossemos feitos a justiça de Deus 2 Coríntios 5:21

2 - A Oferta de Manjares
Eram oferecimentos de cereais que os israelitas faziam ao Senhor em Levítico, capítulo 2 mencionam  quatro tipos de ofertas de cereal, e dá instruções de preparo para cada uma. Todas as ofertas de manjares eram feitas com óleo e sal e nenhum mel e fermento seria usado (óleo e sal preservaram, enquanto o mel e fermento deteriorariam). O adorador também traria uma porção de incenso puro. As ofertas de manjares eram trazidas a um dos sacerdotes que levaram isto ao altar e lançavam ao fogo, fazendo o mesmo com o incenso.  
O propósito da oferta de manjares era um oferecimento de presentes, e fala de uma vida que é dedicada a dar, simboliza Jesus entregando a sua vida pela humanidade de forma espontânea.

"Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar,
João 10:15-18

3 - As Oferta Pacíficas
Eram ofertas voluntárias e se destacavam as ofertas de gratidões com reconhecimento da bondade de Deus para com os Israelitas, eram consideradas expressões de louvor, a oferta poderia ser um bezerro, uma ovelha, um cordeiro ou uma cabra, macho ou fêmea ou até bolos sem levedura, mas o mais importante era que a oferta pacífica tinha que ser apresentada voluntariamente. Essas ofertas simbolizam a entrega voluntária de Jesus na cruz após uma vida inteira de obediência a Deus, Hoje sabemos que Jesus cumpriu toda a lei de Deus (Mateus 5:17)
Hoje pela obediência completa de Jesus somos livres para viver a Graça de Deus, o favor imerecido de Deus nos alcança por causa do que Jesus fez, agora estamos estaremos unidos para sempre com Deus mediante a fé.

Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
Efésios 2:13-15

Ele vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Colossenses 2:13,14


4 - A Oferta do Pecado

A oferta pelo pecado expiavam, (liquidavam a dívida por completo) das fraquezas e fracassos dos Israelitas diante do Senhor, o sacrifício deveria ser um novinho sem defeito e o ato do sacerdote de impor as mãos sobre o animal era repetido (
levítico 4:1-4)

Pela sua própria natureza, o homem é pecador, condição esta herdada de Adão – "Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus", "Não há um justo, nenhum sequer", Rm 3.23, 10. Não há como livrar-se do pecado a não ser através de uma intervenção divina, 
A oferta pelo pecado fala do sacrifício eterno de Jesus na cruz do calvário, na lei os sacrifícios eram repetidos, pois não podiam tirar os pecados do povo, pois o problema era na natureza humana.
 Mas Jesus fez um eterno sacrifício e nos tornou perfeitos para sempre diante de Deus

E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas Jesus, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,
Hebreus 10:11,12


5 - A Oferta pela Culpa


A Oferta pela culpa era bem parecida com a oferta pelo pecado, mas a diferença principal fala da expiação da culpa dos israelitas diante de Deus

Lev 6:6-7 "E a sua expiação trará ao SENHOR: um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação, para expiação da culpa trará ao sacerdote; E o sacerdote fará expiação por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer das coisas que fez, tornando-se culpada."

Essa oferta simboliza nossa posição de filhos inculpáveis diante de Deus pelo que Jesus fez, Agora já não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus Rm 8;1

Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:33,34

Ninguém pode nos acusar, pois Jesus pagou o preço, está consumado, desde a criação todas as coisas apontavam para sua obra redentora. Nele habita corporalmente toda a plenitude de Deus.  Colossenses 2:9


Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como estrelas no universo. Filipenses 2:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário