segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A Vida de Abraão e o chamado de Deus

Romanos 4:3
 Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.
Por meio do exemplo da vida de Abraão quero trazer 5 estudos de como Deus derramou graça superabundantes na vida de Abraão, graça que também está disponível a nós...

Primeiro Estudo
Entendendo o contexto de quando Abraão foi chamado e a direção de Deus.



1- Abraão e sua família.                                                                                                                   
Abraão, nona geração depois de Sem, nasceu por volta do ano 2000 aC.                                
Abraão foi filho de Terá e irmão de Naor e Ara. Abraão casou-se com Sarai, e Naor casou- se com Milca (Gn 11.27-29). 
Morava com Abraão seu sobrinho Ló, filho de Harã que havia falecido (Gn 11.27-28)

2- local de nascimento de Abraão. 
A família de Abraão era de Ur dos caldeus, na Mesopotâmia, próximo ao rio Eufrates. Ur era um centro cultural e, também, centro de uma religião pagã que cultuava a Lua.

3 - A religião da família de Abraão. 
Os Pais de Abraão eram idólatras (Js 24.2) Provavelmente tudo o que Abraão conhecia sobre Deus era o que lhe foi transmitido através das gerações. (Haviam se passado cerca de 350 anos desde o Dilúvio, e provavelmente as histórias de Noé sobre um Deus justo se perpetuavam.)

Abraão viveu num período de 430 anos antes da lei ser dada. (Gálatas 3:17). Sarai sua mulher era estéril. Gn 11:30

Abraão foi chamado por Deus "E partiu sem saber aonde ia" (Hebreus 11:8).
Quando Abraão ainda morava em Ur, o Deus da glória lhe apareceu e lhe deu uma chamada que compreendia três diferentes instruções:

1- Sai da tua terra", 
2- Sai da tua parentela;
3- Dirige-te à terra que eu te mostrar" (At 7.2,3)

Em Atos 7:2-4 diz “ Homens, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, E disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar. Então saiu da terra dos caldeus, e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora”.

Abraão sai de Ur com sua família. 
O relato bíblico sugere que Abraão falou com sua família sobre a ordem que havia recebido de Deus, e esta mostrou- se disposta a ir à mesma terra que Deus prometera mostrar a Abraão. Assim, diz a Bíblia:

"Tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Ara, filho de seu filho, e Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã e habitaram ali" (Gn 11.31)

Abraão não obedece a Deus totalmente, vejamos:

Abraão não deixou a sua terra, pois parou em Harã, outra cidade do mesmo país; Abraão não saiu de sua parentela, pois seu pai como o mais velho, provavelmente era o líder da peregrinação e por isso a promessa de que Deus lhe mostraria uma terra não foi aproveitada de início, Terá pai de Abraão estava com eles.

Deus faz a Abraão uma segunda chamada. 
Diz a Bíblia: "Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei" (Gn 12.1). Desta vez partiu Abraão, como o Senhor lhe tinha dito (Gn 12.4). Saiu sem saber para onde ia (Hb 11.8), mas estava na direção do Senhor.

Assim como Abraão, nós também durante nossa caminhada de fé, por diversas vezes não cremos na direção de Deus e falhamos, porém assim como Abraão, sua parcial desobediência não impediu que Deus o chamasse novamente para o seu
propósito, vemos no caso de Abraão que Deus nem se quer o repreendeu, pelo contrário, com amor o chamou novamente para abencoa-lo dando instruções sobre sua vontade.
Assim acontece na minha vida e na sua. Deus te ama muito e não está interessando em guardar uma lista de seus erros e falhas, pelo contrário ele mesmo diz, que de "..Seus pecados Ele já não se lembra mais" Hebreus 8:12.

Romanos 8:33-34
Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

Não importa se no passado você tenha errado e nem se ainda errará em sua caminhada, Deus proveu Jesus, o sacrifício eterno, o pagamento dos pecados do mundo inteiro, e por meio dele você foi completamente perdoado, e assim como Abraão, Deus te chama novamente a caminhar no centro da sua vontade, ele nos chama a andar com Jesus, pela fé, Jesus é o caminho a verdade e a vida! "Porque Nele vivemos, e nos movemos, e existimos" At:17-28


Lição 1: Não importa quantas vezes você caiu tentando andar na fé, Deus por meio de Jesus sempre vai te restaurar, te erguer e te chamar a sua perfeita vontade, Ele ama você!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário